top of page
Corprate (19).png

OBJETIVOS DO CURSO:

O curso tem como objetivo capacitar os profissionais responsáveis pelas contratações públicas, descomplicar as licitações e mostrar como planejar e transformar o processo de contratação de forma prática e eficiente.

PÚBLICO ALVO:

Servidores públicos que atuam ou desejam atuar na área de compras e contratações públicas, secretários municipais, gestores de contratos, membros de comissões de licitações, controladores internos e demais profissionais e estudantes interessados.

PROGRAMA:

O curso está dividido em 4 módulos, conforme demonstrado abaixo:

 

Módulo 1: O poder do planejamento nas contratações

  • Por que um bom planejamento é a chave do sucesso?

  • Como um planejamento mal feito pode gerar problemas e desperdícios?

  • Passo a passo do processo de contratação pública e a importância de cada fase.

 

Módulo 2: Estudo Técnico Preliminar (ETP) – O alicerce da contratação (seu aliado)

  • O que é e para o que serve o ETP?

  • Elementos obrigatórios e recomendados no ETP.

  • Como traduzir uma necessidade em um ETP?

  • Na prática: como elaborar um ETP (passo a passo).

 

Módulo 3: Termo de Referência – Como estruturar um documento completo

  • Diferença entre Termo de Referência e Projeto Básico

  • Como descrever corretamente o objeto da contratação?

  • Critérios de seleção e habilitação de fornecedores.

  • Definições de prazos, obrigações e penalidades.

  • Na prática: como elaborar um TR (passo a passo)

Módulo 4: Riscos no planejamento e como evitá-los

  • O que pode dar errado no planejamento da licitação?

  • Como prever e reduzir riscos antes da contratação?

  • Exemplo prático

PROFESSORA:

Letícia Novello Cezarotto

  • Advogada;

  • Atua na área de licitações e contratos na administração pública desde 2009;

  • É a atual Diretora-Geral de Licitações e Contratos no Município de Porto Alegre/RS, respondendo pela condução dos processos licitatórios da Administração Direta, Autárquica e Fundacional;

  • Liderou as principais iniciativas para a implementação da Lei 14.133/2021;

  • Responsável pela coordenação e desenvolvimento de sistema de automatização de fluxos e procedimentos;

  • Em posições anteriores, atuou como Coordenadora de Suprimentos na COMUSA – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo/RS, onde foi responsável pela implantação do Pregão Eletrônico;

  • Diretora de Compras no Município de Esteio/RS, respondendo pelas atividades de direção, planejamento, coordenação e orientação sobre os orçamentos de todos os processos de compras e licitações do Município.

  • Com experiência que ultrapassa 16 anos, possui amplo e aprofundado conhecimento das rotinas e processos relacionados às licitações e contratos administrativos na administração pública municipal.

DATAS E HORÁRIOS:

29 e 30 de maio de 2025

Quinta-feira, 29 de maio de 2025

  • 08h00 | Recepção e Credenciamento dos Participantes

  • 08h30 | Abertura Oficial e Início do Curso

  • 10h00 | Intervalo para Coffee Break – Zum Ritter

  • 10h15 | Retomada da Exposição Teórica e Aplicada

  • 12h00 | Intervalo para Almoço

  • 13h30 | Início do Turno Vespertino – Continuidade da Capacitação

  • 15h15 | Intervalo para Coffee Break – Express Ritter

  • 17h30 | Encerramento das Atividades do Primeiro Dia

Sexta-feira, 30 de maio de 2025

  • 08h30 | Reinício do Curso – Conteúdo Avançado

  • 10h00 | Intervalo para Coffee Break – Express Ritter

  • 10h15 | Continuidade da Exposição e Aplicação Prática

  • 12h00 | Intervalo para Almoço

  • 13h30 | Início do Turno Vespertino – Consolidação dos Conceitos

  • 15h15 | Intervalo para Coffee Break – Zum Ritter

  • 17h30 | Encerramento do Curso e Considerações Finais

LOCAL:

Ritter Hotéis
Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS

INVESTIMENTO:

R$ 980,00 por participante.

  • Consulte valores promocionais para inscrições acima de 2 participantes do mesmo órgão!

Informações para Empenho/Pagamento:

Asset Control Controle Inteligente de Ativos LTDA.

CNPJ.: 49.740.367/0001-30

Endereço: Rua Federação, 2691, Centro - Taquara/RS

CEP.: 95.600-068

 

Dados Bancários para Depósito/PIX:

Banco: BTG Pactual S. A. (208)

Agência: 0050

Conta Corrente: 442813-1

Chave PIX: 49740367000130 (CNPJ)

LOGO - Asset Control - Letras Escuras.png
Inserir um título (25).png
Inserir um título (24).png

Empresa Registrada

Empresa Registrada

CRA/RS 4488

CRC/RS 10120

Rua Federação, nº 2691 - Centro

Taquara/RS - 95600-068.

 

Telefone: (51) 2165 9855

E-mail: contato@assetcontrol.com.br
 

Atendimento de segunda à sexta

08h às 12h - 13h30 às 17h30

2025, Asset Control Controle Inteligente de Ativos LTDA. Todos os Direitos Reservados.

bottom of page