

OBJETIVOS DO CURSO:
O curso tem como objetivo capacitar os profissionais responsáveis pelas contratações públicas, descomplicar as licitações e mostrar como planejar e transformar o processo de contratação de forma prática e eficiente.
PÚBLICO ALVO:
Servidores públicos que atuam ou desejam atuar na área de compras e contratações públicas, secretários municipais, gestores de contratos, membros de comissões de licitações, controladores internos e demais profissionais e estudantes interessados.
PROGRAMA:
O curso está dividido em 4 módulos, conforme demonstrado abaixo:
Módulo 1: O poder do planejamento nas contratações
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Por que um bom planejamento é a chave do sucesso?
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Como um planejamento mal feito pode gerar problemas e desperdícios?
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Passo a passo do processo de contratação pública e a importância de cada fase.
Módulo 2: Estudo Técnico Preliminar (ETP) – O alicerce da contratação (seu aliado)
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O que é e para o que serve o ETP?
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Elementos obrigatórios e recomendados no ETP.
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Como traduzir uma necessidade em um ETP?
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Na prática: como elaborar um ETP (passo a passo).
Módulo 3: Termo de Referência – Como estruturar um documento completo
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Diferença entre Termo de Referência e Projeto Básico
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Como descrever corretamente o objeto da contratação?
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Critérios de seleção e habilitação de fornecedores.
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Definições de prazos, obrigações e penalidades.
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Na prática: como elaborar um TR (passo a passo)
Módulo 4: Riscos no planejamento e como evitá-los
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O que pode dar errado no planejamento da licitação?
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Como prever e reduzir riscos antes da contratação?
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Exemplo prático
PROFESSORA:
Letícia Novello Cezarotto
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Advogada;
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Atua na área de licitações e contratos na administração pública desde 2009;
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É a atual Diretora-Geral de Licitações e Contratos no Município de Porto Alegre/RS, respondendo pela condução dos processos licitatórios da Administração Direta, Autárquica e Fundacional;
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Liderou as principais iniciativas para a implementação da Lei 14.133/2021;
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Responsável pela coordenação e desenvolvimento de sistema de automatização de fluxos e procedimentos;
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Em posições anteriores, atuou como Coordenadora de Suprimentos na COMUSA – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo/RS, onde foi responsável pela implantação do Pregão Eletrônico;
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Diretora de Compras no Município de Esteio/RS, respondendo pelas atividades de direção, planejamento, coordenação e orientação sobre os orçamentos de todos os processos de compras e licitações do Município.
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Com experiência que ultrapassa 16 anos, possui amplo e aprofundado conhecimento das rotinas e processos relacionados às licitações e contratos administrativos na administração pública municipal.
DATAS E HORÁRIOS:
29 e 30 de maio de 2025
Quinta-feira, 29 de maio de 2025
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08h00 | Recepção e Credenciamento dos Participantes
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08h30 | Abertura Oficial e Início do Curso
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10h00 | Intervalo para Coffee Break – Zum Ritter
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10h15 | Retomada da Exposição Teórica e Aplicada
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12h00 | Intervalo para Almoço
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13h30 | Início do Turno Vespertino – Continuidade da Capacitação
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15h15 | Intervalo para Coffee Break – Express Ritter
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17h30 | Encerramento das Atividades do Primeiro Dia
Sexta-feira, 30 de maio de 2025
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08h30 | Reinício do Curso – Conteúdo Avançado
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10h00 | Intervalo para Coffee Break – Express Ritter
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10h15 | Continuidade da Exposição e Aplicação Prática
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12h00 | Intervalo para Almoço
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13h30 | Início do Turno Vespertino – Consolidação dos Conceitos
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15h15 | Intervalo para Coffee Break – Zum Ritter
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17h30 | Encerramento do Curso e Considerações Finais
LOCAL:
Ritter Hotéis
Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55 - Centro Histórico, Porto Alegre/RS
INVESTIMENTO:
R$ 980,00 por participante.
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Consulte valores promocionais para inscrições acima de 2 participantes do mesmo órgão!
Informações para Empenho/Pagamento:
Asset Control Controle Inteligente de Ativos LTDA.
CNPJ.: 49.740.367/0001-30
Endereço: Rua Federação, 2691, Centro - Taquara/RS
CEP.: 95.600-068
Dados Bancários para Depósito/PIX:
Banco: BTG Pactual S. A. (208)
Agência: 0050
Conta Corrente: 442813-1
Chave PIX: 49740367000130 (CNPJ)